Cabelo é solução para conter vazamento de óleo no Golfo do México

 
O vazamento de óleo no Golfo do México aconteceu no mês passado, mas de acordo com a Reuters, o óleo continua fluindo numa proporção de, no mínimo, 5 mil barris por dia (795 mil litros).
Apesar de diversas tentativas, engenheiros da British Petroleum continuam à procura de uma saída para o drama.
Enquanto isso, moradores da Louisiana e arredores – as áreas mais atingidas – estão trabalhando numa solução caseirinha: fabricando barreiras de cabelo para absorver o óleo.
Barbearia e salões de cabeleireiros estão fazendo mutirões para rechear meias finas femininas de nylon de maneira a formar uma “barreira capilar” que será colocada nas áreas atingidas pelo derramamento.
Espantosamente, cada meio quilo de cabelo é capaz de absorver quase quatro litros de óleo.
A iniciativa partiu da ONG “Matter of Trust”, que já é adepta da técnica. Em 2007, na região da baía de São Francisco, cerca de 232 mil litros de óleo combustível vazaram do ramo de abastecimento entre um petroleiro e um barco e as madeixas tiveram de entrar em ação.
Desta vez, a instituição está impressionada com a quantidade de cabelo doada: mais de 200 mil quilos. Lã, pelos de animais e casacos de pele também são bem-vindos.
O assunto é sério, mas vale a pena visitar a seção “Instruções – Como Doar o Seu Cabelo” no site da “Matter of Trust” para relaxar: “todo tipo de cabelo está bom (liso, encaracolado, colorido, tingido, com permanente, com escova progressiva…), mas apenas cabelo da cabeça, por favor!”.
 
 
 
 
 
 
 
Barreira de cabelo é usada contra óleo no Golfo do México
Aparato consegue absorver o líquido do vazamento; 181 toneladas de cabelo estão sendo direcionadas para o desastre
Parte da solução para conter o desastre ambiental após o derramamento de óleo no Golfo do México está os salões de beleza. Os cabelos (e podem ser aqueles que vão para o lixo na barbearia) têm a propriedade de absorver com bastante eficiência o óleo – o que explica porque seu fica oleoso tão facilmente. Junto com compostos de plástico, eles estão sendo usados em barreiras no mar para tentar conter o vazamento.
A empresa Matter of Trust, em São Francisco, já produz essas barreiras com sacos de nylon preenchidos com cabelos humanos e pelos de animais. “Os cabelos agarram o óleo nas ondas e fazem com que elas saiam limpas, afirma Lisa Gautier, co-fundadora da empresa, à rádio pública norte-americana National Public Radio.
De acordo com Lisa, todo o estoque de cabelo da empresa, 181 toneladas, está sendo direcionado para a limpeza do Golfo do México. Vários salões de beleza estão doando seu lixo para a fabricante conseguir atender à demanda. O problema de escassez, agora, é com o nylon, já não tão na moda como antes. Por sorte, em São Francisco, a comunidade travesti ainda faz uso do material, e também está ajudando com doações.
 
 
 
 
 
 
Anúncios
Esse post foi publicado em Curiosidades. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Cabelo é solução para conter vazamento de óleo no Golfo do México

  1. Fabio disse:

    vamos explorar este ramo, juntar este tipo de material para quando ocorrer uma catastrofe deste tipo, estaremos prontos a ajudar.

    e acho que devemos freiar o crescimento de novos pocos, acho que cada pais deveria ter apenas uma cota. por quantidade de habitantes.

    e espaco territorial. uma media.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s