FENOMENOS NATURAIS OU AMOSTRA DO CAOS V?

Tempestade mata 12 e deixa 7 mil desabrigados nas Filipinas
Pelo menos 12 pessoas morreram e mais de 7 mil perderam suas casas por causa da tempestade tropical "Halong", que castigou a ilha de Luzon, no norte das Filipinas. Os mortos pertenciam às províncias de Pangasinan, La Unión, Benguet e Zambales, as mais afetadas pela tempestade, segundo os serviços de emergência. Seis morreram atingidos pelos tetos de suas casas, outras duas foram vítimas de queda de paredes, um casal e seu vizinho morreram afogados e a última vítima perdeu a vida depois de um ataque cardíaco quando presenciava a tempestade.
Ondas gigantes de mais de três de metros de altura destruíram casas e navios de pesca e obrigaram quase 900 pessoas a fugir dos povoados de Iba e Botolan, enquanto 5.000 vítimas foram retiradas da ilha de Panay. O nordeste de Luzon, incluindo a cidade turística de Baguio, está com a provisão de energia cortada há cerca de 48 horas.O "Halong" chegou à província de Cordillera com ventos de até 95 km/h, e os meteorologistas prevêem que ele vá desviar em direção ao centro de Luzon e da região de Sierra Madre.
 
 
Campo de arroz alagado por tempestade na província de Pangasinan, norte de Manila, em foto feita pela Força Aérea filipina. (Foto: Reuters)
As autoridades declararam estado de alerta máxima diante do risco de inundações e deslizamentos de terra.
As Filipinas sofrem a cada ano este tipo de problema climático, no qual dezenas de pessoas perdem a vida, principalmente durante a estação das chuvas, que começa em meados de maio ou início de junho, terminando em novembro.
No final de 2006, quatro tempestades consecutivas alagaram várias zonas da região de Bicol no sudeste de Luzon e causaram enchentes nas quais morreram mais de 1.300 pessoas, com quase três milhões de pessoas atingidas.
Anúncios
Esse post foi publicado em Clima. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s