NANOTECNOLOGIA IV

Cientistas criam cabos para aproveitar energia solar na nanotecnologia
 
Uma equipe de cientistas desenvolveu um tipo de nanocabo mais fino do que um fio de cabelo, capaz de captar a energia solar, que no futuro poderá ser utilizado para uma série de aparelhos miniaturizados, segundo um estudo que será publicado na revista científica "Nature".
Charles Lieber e seus colegas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, inventaram um cabo de silicone capaz de converter a luz em corrente elétrica.
Em menos de dez anos, esses minúsculos captores de luz quase invisíveis a olho nu poderão ser úteis na luta contra o bioterrorismo ou ajudar a medicina a investigar melhor o corpo humano.
A quantidade de eletricidade produzida por um cabo é de 20 bilionésimos de watt, o que permitiria alimentar aparelhos microscópicos.
A espessura do cabo é de 100 nanômetros, o que corresponde a 1/10.000 milímetro, tamanho que pode permitir que o cabo seja implantado no corpo humano.
Os captores têm também a vantagem de produzir uma energia limpa, eficaz e renovável.
Ainda que um nanoaparelho consuma muito pouca energia, "para uma aplicação interessante, vários equipamentos interconectados farão falta, e a questão da alimentação, inclusive para os nanossistemas, pode ser um desafio", declarou Lieber.
O cientista dá como outro exemplo a vigilância de ameaças bioterroristas, que "exigirá toda uma série de captores e processadores para analisar os sinais recebidos, assim como nanotransmissores para enviar os dados para uma central de informações".
 
 
Anúncios
Esse post foi publicado em Curiosidades. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s