KNUT COMEMORA UM ANO DE VIDA

Com 200 kg, Knut comemora aniversário nesta 4ª feira (05/12/2007). O ator Tom Cruise está entre os 2,5 milhões de pessoas que vieram ao zoológico de Berlim para festejá-lo nos últimos meses. Mas nesta quarta-feira (5) o urso polar Knut, agora com 200 kg, tem um motivo especial para comemorar: ele completa um ano de vida.

O animal, verdadeiro fenômeno de mídia na Alemanha e no exterior, soprará a primeira velinha colocada num belo bolo de frutas e legumes. Ícone publicitário, Knut também tornou-se símbolo dos problemas climáticos mundiais, pondo à luz o terrível destino dos ursos polares com o derretimento do gelo no Pólo Norte. Sua vida começou com um drama. Sua mãe, Tosca, 21 anos, pensionária do zôo de Berlim após ter sido uma das atrações do Circo de Estado da RDA, abandonou-o ao nascer. Seu irmão gêmeo morreu quatro dias depois. Este destino trágico e sua aparência de urso de pelúcia emocionaram o planeta.

Foi a primeira vez em 30 anos que um urso polar nasceu em cativeiro. A partir daí, a imprensa internacional dirigiu-se ao abrigo onde vivia o pequeno Knut – que pesava 810 g ao nascer. Já em sua primeira saída em público, no dia 23 de março, ele se tornou um fenômeno de mídia: cerca de 500 fotógrafos e dezenas de equipes de televisão do Japão, da Austrália e dos Estados Unidos estiveram presentes, começando uma verdadeira "Knutmania".

Milhares de pessoas passaram a visitá-lo diariamente. Knut chegou a ter febre com o aparecimento dos primeiros dentes, mas a multidão não lhe dava descanso, aos gritos de "Knut! Knut! Queremos Knut!". O ursinho chegou a "posar" para a fotógrafa americana Annie Leibovitz, especialista em retratos de estrelas. Foi em seguida levado à primeira página da famosa revista Vanity Fair.

Seu tratador, o carismático e fotogênico Thomas Dorflein, tornou-se vedete de revistas e jornais de grande tiragem. O presidente federal, Horst Köhler, convidou-o a uma festa de verão. O tratador, empregado do zôo há 26 anos, divorciado e pai de dois filhos, admite que recebeu várias propostas de casamento (acompanhadas de fotos) desde que começou a cuidar de Knut. Era ele que, nas primeiras semanas, dava mamadeira ao ursinho, até 12 vezes por dia.
Hoje, o urso com o pêlo encardido de tanto rolar na lama tornou-se muito perigoso para seu tratador, que não pode mais visitá-lo.

Alimentado e muito mimado, Knut tem um temperamento forte, sendo manhoso às vezes, dizem os funcionários do zôo. Em 2008, Knut deve mudar de casa: ele irá para o Tierpark, o zôo da zona leste de Berlim, menos conhecido e mais amplo que o atual, o Tiergarten.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Fauna. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s