EVENTO ECOLÓGICO

Exposição recria Mata Atlântica para debater desmatamento. O evento gratuito Ecos do Planeta 2007 vai até o dia 7 de outubro. O objetivo é debater a preservação do meio ambiente.

Um pedaço da Mata Atlântica recriada no meio da maior cidade do país provoca o debate da preservação do meio ambiente. Até o dia 7 de outubro, acontece no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, o evento Ecos do Planeta 2007. O objetivo é envolver os visitantes em debates e oficinas. Até mesmo um pedaço da floresta foi recriado na Bienal. Mata Atlântica tem cerca de 20 mil espécies de plantas, mas elas hoje ocupam apenas 8% da área que cobriam quando o país foi descoberto. A maior área protegida de Mata Atlântica do Brasil é o Parque Estadual da Serra do Mar, em São Paulo, mas o estado só detém 60% dessas terras – 40% são de propriedades particulares. Um dos maiores problemas para a preservação da mata é a ocupação de áreas dentro do parque. Estima-se que quatro mil famílias morem aqui, sendo que muitas vivem da pecuária. Os pastos significam degradação da mata nativa – onde a terra é roçada, a vegetação não renasce.

Outro exemplo de destruição são os palmitos, cortados em plena área de proteção. Uma árvore que dá alimento a mais de 70 animais, entre eles, o tucano. "Os pássaros se alimentam da semente do palmito. E aí quando você tira um elo dessa cadeia, você acaba fazendo um efeito dominó de perder várias outras espécies", alerta a engenheira florestal Luciana Simões. Espécies de animais, como a onça preta, têm sido avistadas na Serra do Mar. Apesar disso, a Mata Atlântica brasileira é considerada a segunda floresta mais ameaçada do planeta.

Anúncios
Esse post foi publicado em Dica. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s