SEM PALAVRAS

Zoológico romeno mata animais para não ter de aumentar jaula. Sacrifício de três leões e um elefante escandalizou os europeus. Animais menos valiosos viravam comida para os bichos mais caros.

O escândalo estourou alguns meses após a entrada da Romênia na União Européia (em janeiro de 2007), que estabelece condições mínimas de conforto para os animais. Grupos de defesa dos animais aproveitaram que a atenção da mídia estava voltada para o país e decidiram investigar a situação dos 29 zoológicos romenos. As descobertas, publicadas no site do "Sunday Telegraph", foram chocantes.

Em Timisoara, no oeste da Romênia, o zoológico local decidiu sacrificar três leões porque o prazo para encontrar um novo local para eles estava se esgotando.
A diretora do zôo, Mihaita Afrenie, se defendeu: "Essa parece ser a única opção porque, pelas novas regras da União Européia, a jaula deles não é grande o suficiente".

Outro caso que causou espanto foi o do elefante que ficou largado no chão até morrer.

Um zoológico de Bucareste, a capital da Romênia, informou que a elefanta Gaya havia morrido de velhice, aos 48 anos. Mas a investigação conduzida pela administração da cidade descobriu uma história diferente.

Os tratadores tinham chamado a polícia local para, com seus cachorros, forçarem o bichão a sair de seu cercado e entrar no abrigo de inverno. Gaya levou várias mordidas, entrou em pânico, caiu e quebrou uma pata.

Testemunhas contaram que a elefanta, que pesava 4 toneladas, era muito pesada para ser levantada. E ficou largada no chão por dois dias pelos funcionários do zoológico, que não sabiam o que fazer. O animal chorou até sua morte, provavelmente de estresse e problemas respiratórios.

Para piorar, ficou-se sabendo também que, em outros zoológicos espalhados pelo país, os animais menos valiosos eram mortos para servir de comida aos mais caros.

Anúncios
Esse post foi publicado em Denúncia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s