PERGUNTAS & RESPOSTAS

Os insetos escutam com os pêlos de suas antenas? Muitos insetos escutam com os pêlos de suas antenas. Por meio delas, os bichos também consegue detectar feromônios – compostos emitidos por animais para atrair outros da mesma espécie e sexo oposto, ou para demarcar território – a grandes distâncias.

Os cães têm a mania de enterrar os ossos? A mania dos cães de enterrar os ossos foi herdada de seus ancestrais, os lobos. Por uma questão de sobrevivência, os lobos enterravam o que sobrava das presas abatidas.

Os jacarés ‘namoram’ mais á medida que envelhecem? Jacarés ficam mais férteis e sexualmente potentes à medida que envelhecem. E o ato sexual entre esses animais é bem barulhento. O casal de répteis entra na água e o macho só pára de esbravejar quando a cópula termina.

Os ouvidos das cigarras ficam no estômago? É isso mesmo, estes insetos têm o ouvido localizado no estômago! As cigarras passam a maior parte da vida sob a terra. Suas formas jovens são chamadas de ninfas e assim que nascem – eclodindo de ovos postos em galhos de árvores – caem no solo e entram na terra. No subsolo, buscam raízes de árvores, nas quais se fixam para sugar a seiva. Depois de passar cerca de um ano nestas condições, estes insetos amadurecem e deixam a terra para concluir seu ciclo vital. Então, fixam-se em troncos de árvores, onde posteriormente deixam seu exoesqueleto – camada que envolve seu corpo – para entrar na fase adulta, que dura apenas alguns dias. Quando se reproduzem, os machos atraem as fêmeas emitindo um som característico por meio de um órgão localizado no abdômen. Depois da cópula e da postura estes insetos morrem, deixando para trás os ovos que darão origem a novas ninfas.

O que inspirou a criação do ditado ‘Bêbado como um gambá"? É que o gambá costuma comer mais que o necessário, fartando-se de sangue de pequenos animais domésticos. Isso lhe causa sonolência, estado semelhante ao de embriaguês. É por isso que se diz que alguém embriagado "está bêbado como um gambá". 

Por que os cães ficam sempre com a língua para fora? Como os cães têm poucas glândulas sudoríparas, eles transpiram pela língua. É por isso que ficam sempre com a língua para fora.

As raças de cachorro fila brasileiro, mastim inglês, rottweiler e pitbull são as que têm as mordidas mais fortes? A mordida desses três cachorros é entre 8 e 10 vezes mais forte que a do homem. A mordida do pitbull tem uma pressão de 1,5 tonelada e a do rotweiler, de 1,2 tonelada.

Para fazer um sapato de crocodilo são necessários 10 desses animais? Já para a fabricação de uma bolsa, 18; e para uma carteira, quatro.

O peixe-serra mata outro peixe rasgando a cabeça da vítima de lado a lado? Uiii… Embora muitos pensem se tratar de um peixe ósseo, o peixe-serra na verdade é uma raia. É facilmente identificado por possuir um longo focinho em forma de serra e ocorre em todo o Brasil, sendo mais comum no norte. A serra é usada principalmente para auxiliar na captura de comida. Com ela, o peixe revolve a superfície arenosa ou lamacenta, à procura de pequenos crustáceos e moluscos e investe contra cardumes de peixes, atordoando-os. Quando se faz necessário, a serra é também usada como defesa – o peixe move esta estrutura horizontalmente, com grande força, o que pode causar estragos significativos a qualquer animal que se aventure a atacá-lo. O peixe-serra pode entrar em rios, e já foi encontrado na confluência dos rios Negro e Amazonas, a cerca de 720 km da foz.

A língua do camaleão é uma das mais rápidas do Reino Animal? A língua do camaleão, de 30 centímetros, é uma das mais rápidas do reino animal: em cerca de 1 centésimo de segundo, ela salta da boca para capturar insetos. Sua capacidade de mudar de cor é a camuflagem que usa para enganar suas vítimas. A língua do camaleão, de 30 centímetros, é uma das mais rápidas do reino animal: em cerca de 1 centésimo de segundo, ela salta da boca para capturar insetos.

Os elefantes não bebem água com a tromba? A tromba é o nariz do elefante e funciona como um canudo. Ele puxa a água e a esguicha na boca ou nas costas. Ele é capaz de armazenar 10 litros de água na tromba.

Os camelos não armazenam água nas suas corcovas? A corcova é um grande depósito de gordura. O corpo do camelo vai usando a gordura das corcovas aos poucos como alimento. Por isso eles podem viajar longos períodos pelo deserto sem comer, o que faz as corcovas diminuírem de tamanho nessas ocasiões.

Anúncios
Esse post foi publicado em Fauna. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s