CHEGADA DA PRIMAVERA

 

Plantar uma árvore

 

A plantação de árvores deve fazer-se no período de repouso da vegetação, ou seja, entre Setembro/Outubro e Março/Abril. Se a árvore a plantar for um pé de raízes nuas, deve preferencialmente ser plantada de Novembro a Dezembro, desde que o solo não seja muito húmido e pesado (argiloso). Para os pés com torrão, o período mais favorável à plantação é o de Setembro/Outubro, se o Outono não for demasiado seco, ou o fim de Março, princípio de Abril. Vamos então plantar uma árvore, cujas raízes estão inseridas num torrão de terra.

Material necessário:

– pé de árvore jovem, de uma espécie cujas exigências ecológicas sejam compatíveis com o local onde vai ser plantada (tipo de solo, luminosidade, clima, espaço para crescer)

– enxada

– terriço e turfa ou estrume

– regador de água

Experiência:

Cavar, com o auxilio de uma enxada, um buraco com o dobro das dimensões que tiver o torrão. Guarnecer o fundo do buraco com uma mistura de turfa e de terriço de folhas (50% de cada) ou de estrume, perfazendo 10 cm de altura.

Retirar a jovem árvore da embalagem, se esta for de plástico, sem quebrar o torrão. Se o invólucro for de fibras vegetais (juta), deve ser desapertado e retirado no terço superior do torrão. Se o receptáculo que envolve o torrão for de papel ou de turfa e celulose, não precisa de ser retirado.

Colocar a árvore na terra verticalmente. Deve-se ter o cuidado de não enterrar mais do que 2 cm o colo da árvore, para que este não corra o risco de apodrecer ou ser infectado por parasitas. O colo é o sítio mais sensível do pé. É caracterizado por um leve inchaço e identifica-se por uma mudança de cor entre o caule e o sistema radicular. Para garantir o correcto posicionamento da árvore, pode utilizar-se uma tábua ou uma régua grande para situar ao nível do colo, quando se está a preencher o buraco com terra.

Enterrar completamente o torrão. Esta operação deve ser feita em duas fases. Na primeira, enche-se metade do buraco com terra boa, comprime-se e rega-se. Na segunda fase, acaba de encher-se o buraco com terra, moldando uma ligeira caldeira.

Rega-se com 25 a 30 litros de água e, se necessário, protege-se o pé com uma cobertura de palha ou de relva, para limitar a evaporação do solo. Depois, deve regar-se a árvore uma vez por semana, durante o primeiro Verão.

FONTE: http://gasa.dcea.fct.unl.pt/cea/alunos/actividades/actividades1.htm

Anúncios
Esse post foi publicado em Flora. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s